Início » Leite vegetal: tipos, benefícios e tudo o que um vegano precisa saber sobre o assunto
Noticias

Leite vegetal: tipos, benefícios e tudo o que um vegano precisa saber sobre o assunto

Flavio Giusti
Flavio Giusti

Para Flavio Giusti — vegano há mais de 10 anos e idealizador do VegetariRango — o leite vegetal é um importante aliado de quem opta por seguir a filosofia vegana. Isso porque, sem novidades, o leite propriamente dito não somente possui diversos benefícios como também pode ser usado de diferentes maneiras, em diferentes receitas. Visto isto, se você quer saber mais sobre os tipos, benefícios e outras coisas mais do leite vegetal, acompanhe este artigo até o final.

Antes de mais nada, é importante que você saiba que o leite vegetal possui diversos benefícios para a saúde humana. De maneira genérica, pode-se dizer que ele possui baixo teor de gordura ruim e um alto teor de gorduras benéficas para o sistema cardiovascular, como a mono e poli-insaturadas. Além disso, ele também é rico em vitaminas do complexo B, além de possuir o equilíbrio perfeito entre sódio e potássio. 

O empresário Flavio Giusti explica, ainda, que esses benefícios não param por aí! Para quem sofre de colesterol alto e prisão de ventre, o leite vegetal é um importante aliado para ajudar a conter esses problemas. Além do mais, ele também possui baixo índice glicêmico, que consiste no teor de açúcar no sangue, o que é importante não só para portadores de diabetes, como para todo mundo. Mas, se você quer conhecer mais especificamente sobre os tipos mais populares de leite vegetal, confira:

  1. Leite de soja

Para Flavio Giusti, o leite de soja é, de longe, o mais popular entre os leites vegetais, especialmente pelo fato de possuir um dos preços mais acessíveis no mercado. No entanto, mais do que isso, é válido mencionar que esse leite é rico em proteína, fibra e vitamina B, além de ser ótimo para preparar bebidas frias, graças à sua cremosidade.

  1. Leite de amêndoas

Além disso, há também o leite de amêndoas, que apesar do preço mais elevado, ganha de qualquer outro tipo quanto o quesito é sabor. Seus benefícios também são inúmeros: possui teor baixo de gordura, é uma ótima fonte de fibras e vitaminas e, de acordo com Flavio Giusti, atua prevenindo diversas doenças cardiovasculares. Incrível, não é mesmo?

  1. Leite de aveia

O leite de aveia também é uma ótima opção para ser consumido, especialmente por aqueles que necessitam do cálcio presente no leite de origem animal, uma vez que esse nutriente ele possui em abundância. No entanto, mais do que isso, o leite de aveia também contém muitas fibras, o que ajuda a dar saciedade mais rapidamente e gerar mais energia para o corpo.

  1. Leite de coco

Por fim, mas não menos importante, o leite de coco, para Flavio Giusti, é uma das melhores alternativas entre os leites vegetais. Não somente pelo sabor, uma vez que o coco é capaz de melhorar TUDO, mas também porque é um ótimo aliado para quem precisa cuidar mais do colesterol ruim no sangue. Além disso, seu sabor é adocicado, sendo perfeito para utilizá-lo em receitas como sorvetes, mingaus, cremes e mousses. Incrível, né?

Visto isto, se você gostou de conhecer mais sobre os tipos e benefícios do leite vegetal, também irá gostar de saber que todas essas opções podem ser preparadas de forma caseira, por você mesmo. No entanto, se você não possui dotes culinários, acompanhar Flavio Giusti por meio de seu canal no youtube e de seu instagram (@vegetarirango).