Início » Está com cólica e não sabe como aliviar? Veja algumas dicas!
Noticias

Está com cólica e não sabe como aliviar? Veja algumas dicas!

Dr. Orcione Guimarães Júnior

O período menstrual é conhecido por trazer muitos incômodos para o dia a dia da mulher. Segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, 80% das mulheres que menstruam relatam sentir a cólica, o que podemos classificar como um desconforto na região pélvica. Se as suas dores menstruais são intensas e para evitar tomar remédios todos os meses, veja as dicas para se livrar dessa dor: 

O que causa a cólica? 

Como mencionado, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior explica que a dor pélvica, conhecida também como dismenorreia, é causada pela liberação de prostaglandina, substância liberada pelo útero quando precisa eliminar o endométrio, ou para ficar mais fácil, o sangue que a mulher elimina durante a menstruação.

Quais são os sintomas? 

Um dos sinais mais comuns é a dor forte, presente abaixo do ventre. Entretanto, a intensidade pode ser variável, apresentando um leve incômodo, ou chegando a ser uma dor forte, despertando náuseas, vômitos e até dores de cabeça. Além disso, a dor pode chegar até as costas, ou até mesmo os membros inferiores. Assim como lembra o Dr. Orcione Guimarães Júnior, esses sintomas podem aparecer antes ou durante o período menstrual, por isso, preste atenção caso se repita fora desses dias. 

Veja como aliviar a cólica menstrual 

Agora que você já sabe o que é e como são os sintomas da dismenorreia, veja também o que fazer para a dor passar sem ter que recorrer a remédios fortes: 

Compressas de água quente

Esta é uma das dicas mais conhecidas e utilizadas, diz o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior. Isso porque, as propriedades do calor podem relaxar os músculos, ajudando a aliviar a dor. Portanto, use uma bolsa térmica, coloque a água quente e depois posicione o objeto sob o ventre. Caso não tenha a bolsa, use um pano. Torça bastante para tirar toda a água e depois coloque onde dói. 

Massagem 

A massagem também é conhecida por relaxar onde há tensão e contração. Além disso, a massagem pode melhorar a circulação sanguínea, aliviando as contrações da  dismenorreia. Segundo conta o Dr. Orcione Guimarães Júnior, a massagem não precisa ser exatamente na região onde a dor está, mas só de ser feita já ajuda a aliviar. 

Chás

Os chás são conhecidos por serem utilizados há milhares de anos como remédios para aliviar dores e até curar doenças, com a cólica não seria diferente. Há algumas plantas que oferecem alívio para as dores menstruais, como chás de camomila, maracujá, erva cidreira, capim limão e até alecrim. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães, evite bebidas estimulantes como café e derivados, bebidas açucaradas também.