Início » Conheça o cauré: falcão caça morcegos e ocorre em todo o Brasil
Brasil

Conheça o cauré: falcão caça morcegos e ocorre em todo o Brasil

Você conhece o cauré (Falco rufigularis)? Esse pequeno falcão tem o tamanho de uma régua – mede cerca de 30 centímetros, caça durante à noite e, durante o dia, protege o território.

É conhecido também por falcão-morcegueiro, nome inspirado no ‘prato principal’ do ‘cardápio’ da ave. “Esse pequeno falcão costuma caçar à noite. Os morcegos estão entre suas presas preferidas. Camundongos, lagartixas, libélulas e pequenas aves como andorinhões e beija-flores também fazem parte do dieta”, explica o biólogo Luciano Lima.

A espécie ocorre em áreas de florestas semiabertas, clareiras e beira de rios. Está presente em todo o País e também pode ser vista do México à Bolívia e norte da Argentina.

De plumagem preta, peito e barriga listrados de branco, o cauré tem as laterais do pescoço amarelo-ferrugem ou branco.

Cauré é flagrado predando morcego em Brumadinho (MG)

O biólogo conta ainda que o cauré costuma voar durante o dia, próximo ao território, para intimidar intrusos. “Quando ameaçado, arrepia as penas da bochecha e do pescoço mostrando as marcas claro-escuras. É um comportamento bem interessante”, afirma.

Tanto o macho quanto a fêmea podem ser observados juntos, empoleirados no alto de árvores. “No período de reprodução, nidificam em cavidades naturais ou em ocos de árvores usados por pica-paus e papagaios, além de cupinzeiros”, conta Luciano.

A incubação dos ovos dura cerca de 30 dias. O macho é encarregado de alimentar a fêmea e também os filhotes.